sexta-feira, 17 de abril de 2009

Palavra (En)cantada em cartaz no Topázio.

Desde os tempos dos trovadores medievais até o rap, o perfeito casamento entre música e poesia. E neste assunto casamento é mesmo uma palavra adequada, uma vez que trata-se de uma junção sem que cada um perca seu valor, seu papel. Helena Solberg soube, com maestria, em seu documentário, colher e escolher depoimentos, músicas, letras, melodias, de modo a nos levar a aprender e refletir da forma mais agradável e profunda possível. São 85 minutos de música, literatura e ideias.
Além da participação de Chico Buarque -- o nosso maior 'trovador'! --, Maria Bethânia, Tom Zé, entre outras personalidades, destacam-se depoimentos de 'cantores' de rap. É nesse momento que descobrimos que a escola do rap foram os repentistas do nordeste e a importância que dão à palavra.
Cenas de Hilda Hilst e Zeca Baleiro trabalhando juntos em composições de um fantástico disco dionisíaco (Ode Descontínua e Remota para Flauta e Oboé - De Ariana para Dionísio) e o depoimento de competentes musicólogos também contribuem para tornar esse documentário algo simplesmente imperdível.

No Topázio, às 14:40 e às 18:30.
http://www.topaziocinemas.com.br/filmePalavra.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário